Como se joga e as principais regras do Futebol Americano - Parte 2


Uma coisa muito importante para se entender o futebol americano é saber qual afunção de cada jogador, saber o que um fullback ou um safety faz é de suma importância para se conhecer melhor o jogo. Um time de futebol americano é composto por 3 equipes: Offense (ataque), Defense(defesa) e Special Teams (times especiais). Vamos entender as posições de cada equipe e suas determinadas funções:

Offense:


Quarterback (QB) – É sempre uma das estrelas do time, ele é encarregado de distribuir passes e muitas vezes de chamar as jogadas no Huddle, é o cérebro por trás do Ataque.
Recebedores - São os jogadores responsáveis por receber os passes vindos do Quarterback, temos 2 posições nessa categoria: Receivers:

Wide-Receiver (WR) – Executam rotas infiltrando-se na defesa para receber passes e conquistar jardas para sua equipe, podem bloquear em casos de corrida.

Tight-End (TE) – Dependendo da jogada podem tanto receber passes como bloquear adversários alinhando perto da linha ofensiva para proteger seu Quarterback.
Running Backs (RB): Corredores.Responsáveis por carregar a bola através da defesa, também são aptos a receber passes e bloquear para proteger o Quarterback.

Halfback (HB) – São corredores agéis e muito rápidos, carregam a bola por terra recebendo handoffs.

Fullback (FB) – Um corredor mais forte e menos rápido que o Halfback, sai na frente abrindo caminho para o Halfback através de bloqueios feitos nos adversários, pode bloquear para seu Quarterback ou até mesmo carregar a bola consigo utilizando sua força para conquistar jardas.

Slotback (SB) – É uma mistura entre um receiver e um runnning back, seu alinhamento é perto da linha ofensiva bem atrás dos Offensive Tackles, bloqueiam e recebem.

Offensive Line (OL) - Linha ofensiva.Jogadores especialistas em bloqueio, são grandes, fortes e pesados, podem abrir gaps para os corredores e proteger o quarterback em situações de pocket.Na minha opinião são os jogadores mais importantes do time.

Center (C) – O líder da linha ofensiva, muitas vezes dita os bloqueios e estuda a linha defensiva, ele é quem começa a fazendo o snap.

Offensive Guard (OG) – São sempre dois e ficam posicionados um de cada lado do Center, são responsáveis por todos os jogadores que tentarem passar por aquele espaço da linha, seus principais adversários são os Defensive Tackles.

Offensive Tackle (OT) – Também são dois e ficam posicionados ao lado de cada Guard sendo cada um o responsável por sua extremidade da linha, o Offensive Tackle esquerdo é geralmente o jogador mais importante da linha ofensiva, pois se o Quarterback for destro (e a grande maioria é) ao fazer o movimento de passe ele gira o corpo e perde o campo de visão esquerdo, passando a não enxergar nada que vem dali e ficando extremamente vulnerável.

Defense:


Defensive Line (DL) - Linha defensiva.Alinham-se bem na frente da linha ofensiva travando uma verdadeira guerra de titãs a cada down.

Defensive Tackle (DT) – Jogam bem no centro da linha defensiva tendo como principal função fechar os gaps do centro para impedir corrida ou, se conseguirem passar pelos bloqueios da linha ofensiva, atacar o Quarterback fazendo um Sack.

Defensive End (DE) – Atuam nas extremidades da linha defensiva, seu principal objetivo é “sackar” o Quarterback e impedir qualquer possibilidade de corridas pelas laterais.
Linebackers (LB): Jogam logo atrás da linha defensiva e tem diversas funções dependendo da situação, atacam o Quarterback, “marcam” os receivers e param corridas “tackleando” os Running Backs.

Linebackers (LB) - Jogam logo atrás da linha defensiva e tem diversas funções dependendo da situação, atacam o Quarterback, “marcam” os receivers e param corridas “tackleando” os Running Backs.

Middle Linebacker (MLB) – Geralmente são os líderes da defesa, muitas vezes chamam as jogadas defensivas, efetuam Blitz no Quarterback, cobrem passes e derrubam Running Backs.

Outside Linebacker (OLB) – Podem ter diversas funções dependendo da formação e do estilo de jogo do time, no lado direito se chamam Right Outside Linebacker (ROLB) e na esquerda Left Outside Linebacker (LOLB).

Alguns times o definem de acordo com sua função:
Jogando no “strongside”(lado forte) são SLB ou no “weakside”(lado fraco) WLB.O SLB deve


Cornerback (CB) – Geralmente são 2 e cada um é responsável por cobrir os wide receivers. Cornerbacks devem tentar impedir os passes do Quarterback dando tapas na bola ou até mesmo fazendo uma interceptação, em situações de corrida eles devem parar o corredor tanto forçando-o a ir para o meio do campo e ser tackleado pelos linebackers, empurrando-o para fora do campo ou até mesmo derrubando-o sozinho.alinhar-se no mesmo lado do tight end e é responsável por “marcar” tanto o tight end como o running back em jogadas de passe.O WLB por sua vez alinha do lado oposto ao tight end na linha ofensiva e deve atacar o Quarterback ou cobrir o running back em jogadas de passe.
Defensive Backs (DB): Também conhecido como a “secundária” possuem como principal função cobrir os passes, precisam também ser capaz de efetuar tackles nos running backs que conseguirem passar pela linha defensiva e pelos linebackers, defensive backs jogam de Cornerback e Safety, em determinadas ocasiões pode-se também usar um tipo especial de DB; são eles Nickelback e Dimeback.

Safety (S) – São a última linha de defesa e geralmente ajudam os corners a cobrir passes em profundidade.
Há dois tipos de safety:

Strong Safety (SS) – É o maior e mais forte dos dois, seu peso e força extra garantem uma proteção a mais contra corridas ao se posicionarem no strongside do campo (o lado do tight end).

Free Safety (FS) – Menor e mais rápido, sempre é o jogador a ficar mais longe da linha de scrimmage ajudando a cobrir os passes em profundidade.
Dimeback e Nickelback – Raramente são usados, são chamados quando um time quer uma melhor cobertura no passe pondo-os no lugar de algum DL ou LB.

Special Teams:


É a equipe que entra em campo durante as jogadas que envolvem chute, jogadores do ataque ou da defesa também podem jogar nos special teams e executam funções similares as de sua posição original.

Kicker (k) – O chutador.Responsável por marcar os field goals e os extra points, a bola deve estar no solo durante o momento do chute.

Punter (P) – O punt requer que o jogador solte a bola das mãos e chute ela ainda no ar, normalmente o punt é executado na quarta descida.

Holder (H) – Segura a bola no chão para que o kicker possa chutar, pode ser o quarterback do time ou até mesmo o punter.

Long Snapper(LS) – Um tipo de center especializado em passar a bola diretamente nas mãos do holder ou do punter.



Punt returner (PR) e Kick returner (KR) – Retornadores que são responsáveis por receber as bolas chutadas e tentar correr de volta com ela diminuindo o máximo possível a distância para seu ataque pontuar.

Gunner – Um jogador que em situações de kickoffs e punts é especializado em correr atravessando o campo o mais rápido que puder e derrubar o PR ou o KR sem que o mesmo avance muito, geralmente se posicionam próximos as linhas laterais onde tem menor quantidade de bloqueadores.

Upback – Um bloqueador cuja principal função é proteger o punter em situações de punt, pode também receber a bola no lugar do punter em fake punts.

Confira a segunda parte - Clique aqui
Confira a terceira parte - Clique aqui (Em breve)


Acompanhe sempre o nosso blog, assine o nosso feed. Também não perca nenhuma postagem e fique sempre ligado em nosso blog. Curta a nossa página do facebook, siga-nos pelo twitter e circule-nos no Google +.


Por luc
Texto de: Futebol-Americano

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!

About us