terça-feira, 8 de julho de 2014

MINEIRAZO - Alemanha dá uma aula de futebol e goleia o Brasil por incrível 7x1

 

Inacreditável! Impressionante! Impensável! Impossível! Essa são algumas palavras que poderiam descrever o que aconteceu hoje no Mineirão. A maior derrota da história da Seleção Brasileira. Num jogo onde se esperava o equilíbrio, o que aconteceu foi um apagão de 10 minutos e um verdadeiro massacre. Não foi um, nem dois, nem três, foram 7x1, sendo esse um brasileiro marcado no último minuto do jogo por Oscar. Um verdadeiro Mineirazo, possivelmente pior que qualquer Maracanazo.

No início no jogo, o Brasil até que partiu para cima, porém a Alemanha, melhor tecnicamente, e taticamente, abriu o placar com Müller. Aí veio o  apagão que decretou na eliminação, 4 gols em 6 minutos. Klose, que se tornou o maior artilheiro das Copas, com 16 gols, ultrapassando Ronaldo, Kross duas vezes e Khedira marcaram durante esse apagão o que decretou a vitória, num Brasil anestesiado e indefeso diante as investidas alemãs. No segundo tempo, o Brasil até criou boas chances no início, que pararam em Neuer, porém Schürrle tratou de fechar o caixão e fazer mais dois gols dando o tiro de misericórdia. No finzinho, Oscar, marcou o gol de honra no maior vexame brasileiro da história.


Os principais erros nesses jogos foram os seguintes: Primeiro, a escalação não era a ideal, mas funcionava teoricamente bem, tanto que o jogo estava equilibrado até o primeiro gol, porém, Felipão deveria ter colocado um meio-campista para povoar mais o meio de campo. Segundo, a Seleção Alemã e muito superior a brasileira, com espaço então. Depois do primeiro gol, a Seleção Brasileira ficou atordoada sem saber o que fazer, então se lançou imprudentemente ao ataque, porém, não voltava, e foi no apagão, que em contra-ataques curtos e velozes (pois roubava a bola no meio-campo devido a marcação pressão) fizeram o segundo, o terceiro até chegar ao quinto gol. No segundo tempo, poderia ser ate 9x0, caso Júlio César não saísse bem, e fizesse uma grande defesa.


Assim como em nossas vidas, precisamos tirar lições de uma derrota tão dolorosa. A Alemanha passou por esse processo de reformulação. Investiu mais na categoria de bases, o que produziu grandes jogadores e vem produzindo, investiu na Liga de seu país, que hoje é a segunda melhor do Mundo e a com maior média de público, e também deu tempo ao seu treinador Joachim Löw. Foi uma restruturação completa e o resultado pode ser visto hoje, e nos últimos Campeonatos, ressaltando que foi nas últimas semi-finais nas duas Euros e às semi-finais nas últimas Copas, e agora passando para a final em 2014 com uma goleada vexatória. Para se ter uma ideia, esse time começou a ser montado em 2008, e alguns jogadores até disputaram a Copa de 2006.

Enfim, é um exemplo para o Brasil ver que águas passadas não movem moinhos, e uma grande oportunidade para que ocorra grandes mudanças, necessárias para o Brasil, caso queria recuperar o título de País do Futebol, título que não é mais seu.

Acompanhe sempre o nosso blog, assine o nosso feed. Também não perca nenhuma postagem e fique sempre ligado em nosso blog. Curta a nossa página do facebook, siga-nos pelo twitter e circule-nos no Google +.

Por Patryck Leal
Texto de: FC Gols

2 comentários:

  1. País do futebol não é mais há muito tempo, hoje nosso país é apenas um coadjuvante e se não mudar a mentalidade ultrapassada vamos tomar cacetadas bem piores como essa. O Brasileiro volta semana que vem com o mesmo nível técnico baixo de sempre. Vai ser duro voltar a ver estádios vazios, ainda mais agora depois desse vexame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber Nunes,

      Esperamos que um dos legados dessa Copa, dentro das quatro linhas, seja a melhora do Futebol Brasileiro, que tem um Campeonato com estádios cada vez mais vazios (inclusive fiz um post sobre isso no ano passado), e uma Seleção que vem em considerável queda. É necessário uma reformulação.

      Abraços.

      Excluir

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!