Campeonato Brasileiro 2013 chega ao fim; Análise geral da competição


O Campeonato Brasileiro 2013 terminou neste Domingo, e contradizendo aqueles que falam que em campeonatos com pontos corridos não há emoção, este fim de Brasileirão foi emocionante, sobretudo aos clubes que brigavam para não cair. Mas acabou que no fim, os mesmos que estavam no Z4 na rodada anterior foram rebaixados, e são eles: Náutico, Ponte Preta (ambos já estavam antes da última rodada) e Vasco e Fluminense (apenas invertendo a posição), sendo que o clube Cruzmaltino e o Tricolor buscam na justiça, o primeiro a anulação do resultado, devido a uma confusão lamentável envolvendo torcedores do Vasco e Atlético-PR e o segundo devido a escalação irregular de um jogador da Portuguesa, fato que faria com que a Lusa perdesse 4 pontos, o que rebaixaria o time Paulista no lugar do time Carioca.
38ª rodada: Flamengo 1x1 Cruzeiro
Mas vamos começar a nossa análise o campeão Cruzeiro. Na última rodada, o time mineiro enfrentou o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, numa partida em que um entregou ao outro a faixa de campeão de seus respectivos títulos (Flamengo entregou a faixa de Campeão Brasileiro e o Cruzeiro a de Campeão da Copa do Brasil). O jogo foi 1x1, com grande partida de César, goleiro estreante do Flamengo. Mas falando do Cruzeiro, o time mineiro venceu com sobras o Campeonato, grande parte disso devido a um ingrediente importantíssimo em Campeonatos de pontos corridos: A regularidade. O time de Minas assim que assumiu a liderança, foi abrindo pontos de vantagem, e vencendo os chamados jogos de 6 pontos, ou seja, vencendo aqueles que brigavam diretamente pelo título. Dos 30 pontos possíveis (considerando adversários diretos os times que brigaram pela Libertadores: Grêmio, Atlético-PR, Botafogo, Vitória e Goiás), o Cruzeiro obteve 22, sendo que no segundo turno, o Cruzeiro venceu todos os jogos contra essas equipes, lembrando claro daquele sonoro 3x0 sobre o Botafogo que foi o jogo que para muitos sacramentou o título do Cruzeiro, que naquela altura abria 7 pontos para o vice-líder. Teve uma sequencia de derrotas, sendo que todos os times tem um momento de má fase no Campeonato, mas a distância já era muito grande para os outros times. Além disso, podemos destacar que a Raposa venceu todos os times, em pelo menos um dos turnos, mostrando ser superior aos demais clubes.

20ª rodada: Náutico 0x2 Grêmio
Em compensação, o Náutico foi sem dúvida o time mais fraco do Brasileirão. O clube ficou rodadas das 38 na Zona de Rebaixamento, o que comprovou a fraqueza do clube pernambucano, o primeiro a ser rebaixado logo na rodada. Para piorar a situação, os jogadores fizeram uma espécie de manifestação, revelando os problemas relacionados aos salários e a má gestão de sua diretoria, que influenciou diretamente e em grande parte no desempenho do time Alvirrubro neste Brasileirão. O outro rebaixado antecipado foi a Ponte Preta, que não foi bem no Campeonato, foi bem na Sul-Americana chegando até a final, mas não conseguindo o título que daria a vaga na Libertadores.


37ª rodada: Grêmio 1x0 Goiás
Voltando a parte de cima da tabela, o Grêmio foi o segundo clube a garantir na Libertadores do ano que vem pelo Brasileiro (e o primeiro time brasileirão não campeão classificado para a Libertadores, uma vez que o Cruzeiro venceu o Brasileirão, o Galo a Libertadores e o Flamengo ganhou a Copa do Brasil). O time teve um início ruim sob comando de Luxemburgo, que dirigiu mal o time, mas foi se ajustando ao longo do Campeonato, e sempre nas primeiras posições, conseguiu a vaga ainda na 37ª rodada após a vitória de 1x0 sobre o Goiás. O Atlético-PR, outro time garantido, encerrou o Campeonato goleando o Vasco por 5x1, e confirmando que veio para a Série A para ficar. Após a chegada de Mancini, o time saiu da 19ª colocação e fez um brilhante brasileiro, atrasando a festa do Cruzeiro em uma rodada, mas tendo um bom nível em duas competições simultâneas, mostrando que tem um bom elenco, destacando Paulo Baier, o artilheiro Ederson e o jovem Marcelo. O último classificado, o Botafogo, começou o ano voando, mas depois da derrota por 3x0 para o Cruzeiro, teve uma queda, e após sair do G-4, conseguiu recuperar a vaga da Libertadores na última rodada, contando com uma ajuda do Lanus que venceu a Ponte Preta na final da Sul-Americana.

29ª rodada: Grêmio 1x0 Corinthians / Cruzeiro 1x0 Fluminense
Outro fato que podemos destacar neste Campeonato foi a pífia campanha dos clubes do Eixo Rio-São Paulo. O Rio ainda conseguiu colocar dois cariocas na Libertadores, porém outros dois foram rebaixados, enquanto São Paulo não teve nenhum clube classificado para a Libertadores, sendo que a maioria brigou para não cair e um deles foi rebaixado. A Ponte Preta, conseguiu ainda chegar na final da Copa Sul-Americana quase conseguindo a vaga na Libertadores e ainda acabou sendo rebaixada. Esse enfraquecimento pode ser percebido em contraste com a evolução do Futebol Minas-Sul, que conquistou além das três vagas na Libertadores pelo Brasileiro, o título da Libertadores com o Galo, o título do Brasileiro com o Cruzeiro e o vice-campeonato da Copa do Brasil com o Atlético-PR, sendo que nenhum time dessa região foi rebaixado. Com esses fatos, é possível perceber uma descentralização do Futebol do eixo Rio-São Paulo para Minas e a região Sul do Brasil, além do Rio Grande do Sul, que já sempre apresenta bons resultados.

33ª rodada: Atlético-PR 3x0 São Paulo
Além disso, devemos lembrar que dos 4 clubes que subiram da Série B (Goiás, Criciúma, Vitória e Atlético-PR), os 4 se mantiveram na elite, sendo que desses 4, três brigaram pelas vagas na Libertadores, na qual apenas o Furacão conseguiu a vaga, e apenas o Criciúma brigou para não cair. Com isso, vemos que hoje não existe um centro específico no Futebol Brasileiro, que ele vem se tornando cada vez mais disputado e também a força da Série B.


38ª rodada: Atlético-PR 5x1 Vasco ( Briga entre torcedores)
Um destaque negativo são as brigas que ocorreu no Campeonato neste ano. Além da última, que ocorreu entre as torcidas do Vasco e do Atlético-PR, tivemos ainda os tristes confrontos como aquele entre torcedores do Vasco e Corinthians em Brasília dia 25 de Agosto, aquela cujo pai vascaíno protegia seu filho. Também tivemos confrontos entre a torcida do São Paulo e do Corinthians no clássico entre as duas equipes no dia 13 de Outubro. Ainda teve ocorridos envolvendo a torcida do Cruzeiro no dia da festa do título, a qual foi impedida de acontecer. Na maior parte dos casos, houve punições, mas que ainda são brandas. O correto seria necessário uma revolução, como ocorreu na Inglaterra após O desastre de Heysel , onde houve 96 mortes (clique aqui e saiba mais).

Seleção do Brasileirão 2013:

Mas voltando para o Futebol sem violência e também encerrando o post, vamos falar da Seleção do Campeonato, que foi anunciada dia 29 de Novembro, e a premiação foi feita dia 9 de Dezembro no programa Bem Amigos, do SPORTV. A escalação foi a seguinte:
Imagem de Testosterona Sports
Concluindo, podemos destacar então que mais uma vez o título foi garantido antecipado (assim como em 2012), e que também a dominância dos clubes do eixo Rio-São Paulo caiu drasticamente, nivelando mais o Futebol Nacional. Também devemos lembrar que todos times que subiram, se mantiveram na Série A, e também das brigas, que infelizmente ocorreram este ano, mas se os torcedores culpados forem punidos severamente, provavelmente não ocorrerá ano que vem. Então, esperamos que ano que vem seja um Campeonato disputado até o fim, com um bom futebol, sem briga de torcidas, e que novamente não perca a emoção, mesmo sendo de pontos corridos. E que vença o melhor!

Acompanhe sempre o nosso blog, assine o nosso feed. Também não perca nenhuma postagem e fique sempre ligado em nosso blog. Curta a nossa página do facebook, siga-nos pelo twitter e circule-nos no Google +.

Por Patryck Leal
Texto de: FC Gols

Related Articles

2 comentários:

  1. André Leão ou Custódio? Vota no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

    Abraços e continuação de bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      Já deixei o meu voto lá. Volte sempre!

      Abraços.

      Excluir

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!

About us