quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A Copa no Brasil - Conheça o Mascote, a Bola e o logo da Copa do Mundo 2014


O FC Gols está começando uma pequena série falando sobre a Copa do Mundo de 2014, que será realizada em solo brasileiro. Neste primeiro post, vamos falar sobre a Bola oficial da Copa, sobre o Mascote e também sobre o logo escolhido para representar a Copa. Resumindo, falaremos sobre os detalhes do Mundial que acontecerá aqui no Brasil.

O Mascote Fuleco - Nome agradou a pouquíssimos:

A escolha do Tatu-Bola como mascote da Copa do Mundo de 2014, foi feita pela FIFA no dia 11/09/2014. A ideia de ter o Tatu-Bola como mascote da Copa surgiu através de ONG cearense Associação Caatinga. Na campanha, a ONG explicou que o "Tolypeutes matacus" (nome científico do tatu-bola) é o tipo de tatu mais ameaçado do Brasil.


Já o nome do mascote foi escolhido por votação popular, na qual as opções eram Fuleco, Zuzeco e Amijubi. Segundo a FIFA, o nome quer dizer "Futebol" e "Ecologia". Fuleco recebeu 48% dos votos, enquanto Zuzeco ficou com 31% e Amijubi 21%. Porém, o nome não agradou muito aos brasileiros, que ironizaram o nome do mascote nas redes sociais.




Logo - Agradou, mas não a todos


O logo do Mundial deste ano no Brasil foi escolhido dois dias antes da final da Copa de 2010, entre Espanha e Holanda, em Johannesburgo. A escolha foi feita por um grupo formado por 7 jurados, entre eles o arquiteto Oscar Niemeyer, a Top model Gisele Bundchen, a atriz e cantora Ivete Sangalo, e também o presidente da CBF na época, Ricardo Teixeira, e o secretário geral da FIFA Jerome Valcke.


Foram mais de 125 propostas enviadas, por 25 agências brasileiras, convidadas pela FIFA. A entidade ficou satisfeita com a escolha. O verde e o amarelo representam a bandeira brasileira e também a floresta, praia e o sol. E as mãos entrelaçadas representam a unidade. Mas houve também rejeição por parte, que afirmam que o logo parece com uma cara de vergonha com a mão no rosto, e também por ter o desenho de mãos, em um esporte onde o uso delas são proibidas, exceto para os goleiros.

Bola da Copa - O que os atletas acharão dela?


Na Copa do Mundo da África, a bola da Copa na ocasião, a Jabulani, foi muito criticada pelos jogadores principalmente goleiros, chegando a ser chamada de "bola de mercado". A Adidas rebateu, dizendo que ela era fruto de muitos anos de estudos e aprimoramento tecnológico, e também que as criticas era resultado de uma rivalidade com a Nike, sendo que a maioria dos que reclamaram da bola eram patrocinados pela empresa estadunidense. E com a Bola de 2014, o que será que os atletas acharam? Por enquanto ela dividiu opiniões no Atlético-MG, lembrando que ela está sendo usada no Mundial de 2013. Diego Tardelli achou a bola pesada e rápida, enquanto Marcos Rocha achou mais leve que a do Brasileirão. Porém, independentemente de boa ou não, esperamos ver o Brasil brilhando com ela!


Assim como o mascote, foram colocados três nomes para ser escolhido. As opções eram Carnavalesca, Brazuca e Bossa Nova. A vencedora conhecida no dia 2 de Setembro de 2012 foi a Brazuca, que recebeu 77,8% dos votos, superando Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%). Foram ao todo, 1.119.539 votos. Foi a primeira vez na história que o nome da Bola foi escolhido pelos torcedores.

Curiosidade: A Brazuca, estrela garantida em todos os jogos da Copa, pesa 437 gramas, tem 69cm de circunferência e foi testada durante dois anos e meio.

Este nome, diferentemente do mascote, agradou a grande parte das pessoas, inclusive a jogadores e ex-jogadores, como Roberto Carlos, o tricampeão Mundial Carlos Alberto Torres, Zagallo, campeão em 1958 e 1962 como jogador e 1970 como técnico, o meia Lucas e o atacante Vágner Love. A sua apresentação foi feita dia 3 de Dezembro de 2013 no Rio de Janeiro.
Acompanhe sempre o nosso blog, assine o nosso feed. Também não perca nenhuma postagem e fique sempre ligado em nosso blog. Curta a nossa página do facebook, siga-nos pelo twitter e circule-nos no Google +.


Por Patryck Leal
Texto de: FC Gols

4 comentários:

  1. Excelente matéria. E vamos combinar: Fuleco é um nome muito fuleco!

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno Mello Souza,

      Realmente um nome não muito sugestivo, para não dizer ruim. Porém, eu particularmente preferia esse que os outros dois, rs.

      Abraços.

      Excluir
  2. Maurício ou Diego Reyes? Vota no duelo futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!