sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CBF divulga calendário de 2014, com Estaduais a partir de 12 de Janeiro


A CBF enfim divulgou o calendário do futebol brasileiro para o ano de 2014. Em um cronograma cheio de eventos e sem determinar período de pré-temporada e férias, a entidade confirmou nesta sexta-feira a principal adaptação para o próximo ano: a antecipação do início dos estaduais por causa da parada de 32 dias para a Copa do Mundo. O pontapé inicial do ano será dado no dia 12 de janeiro, com os estaduais e a Copa do Nordeste. Os campeonatos nos estados vão acabar em 13 de abril e terão 21 datas. O Nordestão vai até 23 de fevereiro.

Já a Série A do Brasileirão terá início em 20 de abril, parando em 4 de junho por causa da Copa e sendo retomado em 15 de julho. A última rodada está programada para 7 de dezembro. A Série B começa dia 19 de abril, a Série C dia 27 do mesmo mês e a Série D fica só para 27 de julho. A Seleção Brasileira, além dos compromissos pelo Mundial, fará sete amistosos e mais duas partidas em 28 de agosto e 17 de setembro pelo Superclássico das Américas.


Já a Copa do Brasil começa em 12 de março, para no dia 14 de maio e recomeça em 23 de julho, com a decisão no dia 26 de novembro. Com relação às competições internacionais, a Libertadores terá início em 29 de janeiro, parando também em 14 de maio. As fases semifinal e final serão só depois da Copa, de 23 de julho a 13 de agosto. "Prima pobre", a Sul-Americana começará em 28 de agosto e vai até 10 de dezembro, depois do Brasileirão.

Análise e opinião:
Deixando uma pequena análise sobre este calendário, eu não sou contra a parada dos campeonatos para a Copa do Mundo (já que possa ter pessoas que defendam que um Campeonato começa e termine totalmente antes ou depois), mas não gostei de que não houvesse tempo para as férias e também um período para a pré-temporada, com isso os jogadores não terão tempo de se preparar, começando fora de seu 100% podendo prejudicar os clubes no decorrer dos Campeonato que disputarão. A CBF teria que ter planejado uma melhor forma de adequar o calendário, e tempo para isso ela teve. Além disso, volta-se a velha discussão dos Estaduais, afinal, parte do problema passa por este torneio, por isso indico a leitura do post Estaduais perdendo o brilho, o jeito é reformular ou então parar e também deixar a sua opinião sobre os Estaduais.



Acompanhe sempre o nosso blog, assine o nosso feed. Também não perca nenhuma postagem e fique sempre ligado em nosso blog. Curta a nossa página do facebook, siga-nos pelo twitter e circule-nos no Google +.

Por Lancepress
Texto de: Lance!Net

2 comentários:

  1. Se já temos calendário apertado e muito criticado, esse de 2014 então é o cúmulo do absurdo. Assim os times não conseguirão fazer sua pré temporada e a CBF não foi competente em organizar seu calendário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber Nunes,

      Esse problema do calendário da CBF é frequente, e dessa vez se tornou ainda maior, devido a paralisação para a Copa do Mundo. Esse "apertamento" faz com que os clubes não tenham uma boa preparação, prejudicando-os em suas competições.
      Uma opção radical seria adequar o calendário do Futebol Brasileiro ao Europeu (o que ao meu ver não é necessário) ou enxugar os Estaduais, o que a grande maioria, inclusive eu, apoiamos.

      Abraços.

      Excluir

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!