sexta-feira, 5 de julho de 2013

Em grande final, Brasil goleia a Espanha e é campeão; análise sobre as possíveis Seleções que disputarão para a Copa do Mundo de 2014

Provavelmente no jogo mais importante do ano para a nossa Seleção, o Brasil teve seu primeiro grande desafio nesta era Felipão: Enfrentar a Espanha, atua campeã Mundial e bicampeã da Eurocopa. E contrariando a muitos, por incrível que pareça, a nossa Seleção não só jogou bem, como goleou os espanhóis por 3x0, com gols de Fred, que marcou 2 vezes e Neymar, além do bom futebol e do apoio da torcida, constante nesta Copa das Confederações. Os vencedores dos prêmios individuais foram: Espanha (Fair Play), Júlio César (Melhor Goleiro), Fred (segundo artilheiro), Fernando Torres (artilheiro), Paulinho (terceiro melhor jogador), Iniesta (segundo melhor jogador) e Neymar (terceiro artilheiro e melhor jogador do Campeonato).

Eu não vi o jogo devido a um compromisso muito mais importante (ir à casa de Deus), por isso, não poderei dar uma análise ampla sobre o jogo, direcionando este post sobre as Seleções que poderão ser as grandes favoritas para a Copa do Mundo de 2014. Mas pelas análises, comentários sobre o jogo, a Seleção foi superior, mostrando também, que assim como o Barcelona, a Espanha parece estar perdendo um pouco (ou toda) superioridade no Futebol Mundial, sendo que nos últimos anos tem sido a grande favorita nas competições que participa, ao lado da Alemanha, que não obteve sucesso nas últimas competições. Além de poder estar perdendo o posto, parece que encontraram alguns antídotos contra o futebol "tic-tac" dos espanhóis, assim aconteceu com o Barcelona. Esses "remédios" podem ser a forte marcação como a mostrada pela Itália, e também o futebol mais ofensivo, com qualidade, mostrado pelo Brasil nesta final.


Falando sobre as perspectiva sobre a Copa de 2014, a Seleção parece estar quase pronta, faltando alguns ajustes, mas com a base já estabelecida. Sou a favor de levar por exemplo um Ronaldinho ou Kaká para a Seleção, caso esteja em boa fase. Nesta Copa das Confederações, o Brasil teve poucas falhas gritantes, fato positivo, porém tem que melhorar em alguns setores e alguns jogadores. Acho que o Brasil tem chance de levar o título em 2014, com este excelente trabalho feito por Felipão neste curto espaço de tempo após a saída de Mano Menezes. Já a Espanha, não classificada matematicamente, mas classificada praticamente, virá como favorita novamente, mesmo apesar do placar adverso. Talvez seja necessário fazer algumas pequenas alterações, porque nesta competição não foi bem. Outra potência, a Itália, não deverá vir como favorita, mas será uma Seleção enjoada, que será difícil de vencer e poderá chegar longe.


Aqui na América, além do Brasil, outro grande favorito deverá ser a Argentina, com um elenco de primeira, se junta a Espanha e Alemanha (forte candidata ao título em 2014) como as principais favoritas, grupo o qual o Brasil ainda pode fazer parte, mesmo sendo um pouco mais difícil, mas não impossível como se esperava a algum tempo atrás. Também não podemos descartar Portugal, que talvez não seja o campeão, poderá dar trabalho, lembrando a boa Eurocopa feita pelo time de Cristiano Ronaldo. A Holanda, apesar de não estar em uma fase excepcional chegar como forte candidata podendo brigar pelo título. Inglaterra e França, seleções tradicionais, não vivem no auge de seus times, chegam como favoritos, mas dificilmente levam, sendo que a França deverá ir novamente a repescagem correndo risco de ficar fora.

Encerrando esta breve análise, com alguns palpites uma ano antes da Copa, devemos lembrar de México e Uruguai. Ambas equipes tem dado trabalho nos últimos anos, mas vem e fases ruins, com isso, elas viram incógnitas (lembrando que possuem chances altas de ficarem fora da Copa), e se a Copa fosse daqui a poucos dias, não seriam apostas, podendo dificultar, mas nem tanto.como se esperava nesta Copa das Confederações. As atuações dessas equipes caso se classifiquem para a Copa de 2014, dependerão de como estará a sua fase.
Concluindo, o Brasil tem grandes possibilidades de fazer um grande competição dentro e fora dos gramados, sendo que precisa ser feito poucos ajustes dentro do campo, e muito fora deles.

P.S.: Peço desculpa pelo grande atraso post. Isso aconteceu devido às muitas tarefas e compromisso que tenho tido estes últimos dias, tendo pouco tempo no computador.


Acompanhe sempre o nosso blog, assine o nosso feed. Também não perca nenhuma postagem e fique sempre ligado em nosso blog. Curta a nossa página do facebook, siga-nos pelo twitter e circule-nos no Google +.

Por Patryck Leal
Texto de: FC Gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!