segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012: Messi quebra recorde de gols e Espanha ganha a Euro

A retrospectiva do FC Gols fala agora de futebol internacional. Foi o ano da consagração de Lionel Messi que quebrou o recorde de gols numa só temporada, da seleção espanhola que não deu mole e ganhou mais uma Eurocopa e os campeonatos nacionais.

Europa aos pés da Espanha


Espanha itália final campeã eurocopa (Foto: Agência Getty Images)

A Espanha segue mandando ver no futebol mundial. Líder do ranking da FIFA, a seleção espanhola provou ser mesmo a equipe a ser batida na Copa de 2014 ao ganhar o bicampeonato da Eurocopa realizada em junho na Polônia e na Ucrânia. Foi o terceiro título em quatro anos e o bi da Euro veio após um passeio em cima da Itália com um futebol à Barcelona.

Messi impossível quebra o recorde de gols


Messi comemora gol do Barcelona contra o Betis (Foto: AFP)

Lionel Messi fez história em 2012. O craque argentino termina o ano com o recorde de gols marcados na temporada. Foram 91 vezes que ele balançou as redes, superando a marca de Gerd Müler e de quebra é o grande favorito para levar mais uma Bola de Ouro da FIFA.

Quem se deu bem na Europa

Nos campeonatos nacionais pela Europa os campeões foram esses:



- Alemanha: O Borussia Dortmund ficou com o bicampeonato alemão
- França: O campeão francês foi o Montpellier
- Inglaterra: O Manchester City quebrou o jejum de 44 anos sem títulos e ficou com o título inglês
- Itália: A Juventus levou o título italiano numa temporada de reerguimento depois de ser rebaixada.
- Espanha: Não deu pro Barça. O título da temporada foi pro Real Madrid.

CENA DO ANO


fabrice muamba bolton desmaia em campo (Foto: Getty Images)

Numa partida pelo campeonato inglês entre Bolton e Tottenham, disputada em 17 de março, o meio campo Fabrice Muamba desabou no gramado e por quase 1 hora e meia foi clinicamente morto, mas ele se recuperou e foi forçado a deixar precocemente os gramados. A mesma sorte não teve o jogador Piermario Morosini, do Livorno que acabou morrendo um mês depois.

Fim de uma era no Barça
pep guardiola barcelona coletiva (Foto: Agência Reuters)


O técnico que foi sinônimo de futebol bem jogado resolveu tirar férias. Pep Guardiola, treinador que levou o Barcelona em um novo patamar deixou o time em abril depois de conquistar 14 títulos. Ele virou alvo dos boleiros durante o ano e chegou a ser sondado pra dirigir a seleção brasileira.

Liga dos Campeões finalmente é dos Blues


Jogadores do Chelsea erguem a taça (Foto: Reuters)

O Chelsea foi o responsável por tirar o todo poderoso Barcelona da final da Liga dos Campeões. Do outro lado o Bayern de Munique jogava em casa. No dia 19 de maio as duas equipes fizeram a final da Liga no Allianz Arena. Os alemães saíram na frente, mas tiveram a chance de matar o jogo, só que Peter Cech defendeu a penalidade e no fim da partida os Blues chegaram ao empate com Didier Drogba. O jogo foi nervoso na prorrogação e a decisão foi para os pênaltis onde Cech teve sorte ao defender o pênalti de Olic e a bomba de Schweinsteiger parar na trave. Coube a Drogba dar o título aos Blues. Foi o primeiro título da história do time inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!