sábado, 7 de julho de 2012

Libertadores e Champions League: Quanta coisa em comum...



Olá amigos do FC GOLS, estou voltando após um longo tempo afastado do blog. Minha primeira postagem nesta volta é sobre a semelhança entre a UCL e a Libertadores. Não entendeu? Calma, eu vou explicar...


Os clubes:


Na UCL, o Barcelona era o favorito (pois foi campeão na temporada passada), e tinha o melhor jogador da competição (e do Mundo). Na Libertadores, o Santos era o favorito, pois foi o campeão da temporada passada e tinha o melhor jogador.
O Real Madrid era o 2º favorito para a conquista da UCL. Era também o 2º melhor time da Europa. 
Na América Latina, a Universidade do Chile (LaU), poderia ser chamada de 2ª melhor equipe Sul-Americana (pelo bom futebol jogado quando foi campeã da Copa Sul-americana).


O Chelsea era encarado como um time que veio para participar. Jogava na retranca, atacando em contra ataques e tinha como grandes armas sua disciplina tática e seu goleiro.
Aqui, o Corinthians é este clube. Além de não estar entre os favoritos, joga na retranca, ataca em contra ataques, tem grande disciplina tática e confiou muito em seu goleiro (Cássio).


Por fim, tinha o Bayern. Com um futebol bonito, a equipe alemã era tida como a 3ª principal favorita para ganhar a UCL. E tinha no times craques como Neuer, Schweinsteiger e Mario Gomes. 
O Boca Jrs. tinha um futebol bonito, craques como Oríon, Riquelme e Santiago Silva. Também era para muitos um favorito à conquista do titulo da Libertadores.


As semifinais de ambas as competições:


Barcelona x Chelsea / Santos x Corinthians:
Na UCL, o Barcelona iria encarar o azarão. Nos dois jogos, a equipe catalã buscou o gol, abusando do toque e da posse de bola, mas parou em uma grande retranca. Teve seu melhor jogador anulado perfeitamente, e viu que seu aproveitou para ganhar a classificação para as finais em contra ataques. Além disso, o Chelsea contou com grande atuação de seu goleiro, Petr Cech.


Na Libertadores, o Santos abusou do toque e da posse de bola nos dois jogos, mas parou em uma grande retranca. Teve seu melhor jogador anulado perfeitamente, e viu que seu aproveitou para ganhar a classificação para as finais em contra ataques. Além disso, o Corinthians. contou com grande atuação de seu goleiro, Cássio.


Bayern x Real Madrid / Boca x LaU
Na UCL, em um jogo que não tinha favorito, a equipe espanhola parou no ótimo time alemão, que tem um ótimo goleiro (Neuer), um excelente armardor (Schwenisteiger) e um baita centro avante (Mario Gomes).
O jogo da Libertadores também não tinha favorito, mas a LaU parou em um bom time do Boca, que tinha um bom goleiro (Oríon), um ótimo armador (Riquelme) e um bom centro avante (Santiago Silva).


A semelhança nas finais:
Na Europa, o Bayern era o grande favorito, mas após a pouca esperada vitória inglesa sobre o Barcelona, estavam todos muito atentos. Na final, o Bayern estava com seus craques apagados, e o Chelsea se aproveitou disso para ganhar pela primeira vez a competição mais importante de seu continente.


Na América do Sul, o Boca era o grande favorito, mas após a pouca esperada (lá fora) vitória Corinthiana sobre o Santos, estavam todos muitos atentos. Na final, o Boca estava com seus craques apagados, e o Corinthians se aproveitou disso para ganhar pela primeira vez a competição mais importante de seu continente.


Chelsea x Corinthians poderão fazer uma final inédita no Mundial de Clubes em Dezembro.


As principais semelhanças:
  • As 2 equipes foram campeãs de ambos os torneios pela pela primeira vez.
  • As equipes campeãs começavam com C, as vices, com B. 
  • As equipes campeãs tinham um sistema tático muito parecido : Jogavam na retranca e apostavam em contra ataques.
  • As equipes campeãs eliminaram o clube favorito na semifinal, anularam seu jogador craque em uma retranca, contaram com grandes atuações de seus goleiros e apostaram nos contra ataques.
  • As equipes campeãs começaram desacreditadas, estavam longe de serem as favoritas, mas quebraram todos os paradigmas e conseguiram ser campeões.

4 comentários:

  1. Quanta semelhança entre as duas maiores competições continentais do Mundo.

    ResponderExcluir
  2. Muitas curiosidades que poucos perceberam. Para a Libertadores chegar ao mesmo nível da Liga dos Campeões, precisa de mais organização entre outros atributos, porque houve atos nesta Libertadores que passaram despercebidos, que se tivesse acontecido na Champions teriam punições severas.

    ResponderExcluir
  3. QUE POSTOU ISSO MOSTROU QUE NÃO ENTENDE NADA DO FUTEBOL SULAMERICANO >> CORINTHIANS ESTAVA ATRAZ DESTE TITULO A MUITO TEMPO ... PREMEIRO SE CERTIFIQUE ANTES DE POSTAR BESTEIRAS

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Fico triste por não ter gostado do post, mas é difícil agradar a todos ;-)

    Abraços.

    ResponderExcluir

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!