segunda-feira, 23 de julho de 2012

Grêmio vai ao Engenhão e vence Botafogo em plena estréia de Seedorf


No jogo mais aguardado na décima primeira rodada no Campeonato Brasileiro 2012, o craque holandês Clarence Clyde Seedorf estreou oficialmente com a camisa do Botafogo diante do Grêmio, que também conta com um excepcional camisa 10: Zé Roberto, ex-companheiro de Seedorf nos tempos de Real Madrid, quinze anos atrás.

O estádio contava com bom público - eram mais de trinta e quatro mil presentes nas arquibancadas do Engenhão - e a torcida botafoguense, animada nos primeiros minutos, assistiu seu time tomar a iniciativa e partir pra cima de uma retrancada equipe visitante.

Embora desentrosado com os companheiros (afinal, chegou ao clube há duas semanas e treinou poucas vezes com os titulares), Seedorf esbanjou talento e categoria durante o tempo em que esteve em campo. A maior chance do Botafogo abrir o placar deu-se após jogada dele: com um drible que deixou o marcador para trás, Seedorf serviu Elkeson em lance que só não foi registrado como "passe para gol" porque o camisa 9 desperdiçou a oportunidade, cabeceando para fora, em lance para fazer qualquer alvinegro sentir saudade de "Loco" Abreu.

O 0a0 persistiu até o intervalo, mas não teve vida longa no segundo tempo. É que logo aos três minutos, o Grêmio conseguiu chegar à rede: Zé Roberto recebeu lançamento de Elano e, de primeira, acionou Marcelo Moreno com toque pelo alto. Também de prima, Moreno mostrou oportunismo e completou a "linha de passe" com um remate cruzado, inaugurando o marcador e fazendo a festa da parte minoritária da torcida presente. Aos sete minutos, um chute de Fellype Gabriel que desviou em Pará carimbou o travessão, quase determinando a igualdade no placar. Pouco depois, Oswaldo de Oliveira trocou Fellype por Andrezinho. Andrezinho acabou não ficando muito tempo em campo ao lado de Seedorf, já que o jogador nascido no Suriname deu lugar para o atacante Rafael Marques.

Vanderlei Luxemburgo, que havia feito sua primeira alteração no intervalo (Tony Ewerton deu lugar a Ânderson Pico), mexeu pela segunda vez após ver Oswaldo realizar aquelas duas alterações, colocando primeiro Léo Gago no lugar de Zé Roberto e, por fim, Marquinhos no lugar de Elano.

Os últimos minutos foram de pressão botafoguense, com Rafael Marques mostrando bom senso de posicionamento na área adversária, mas as atuações apagadas de Vítor Júnior e Elkeson facilitaram as coisas para a defesa tricolor, que ajudou a manter a meta defendida pelo goleiro Marcelo Grohe inviolável até o apito final.

Com o resultado, o Grêmio alcançou  a 4ª colocação (21 pontos), deixando o Botafogo em 8º lugar (17). O próximo compromisso dessas equipes será na quarta-feira, diante de adversários cariocas: o Botafogo faz clássico local com o Vasco às 20h30 e o Grêmio, às 21h40, recebe o Fluminense em duelo multicores no Rio Grande do Sul.

Estatísticas da estréia de Clarence Seedorf

Tempo em campo – 71 minutos
Posse de bola – 1min16s
Desarmes – 4 (segundo melhor do Botafogo – Fábio Ferreira fez 5)
Dribles – 1
Faltas – uma sofrida e uma cometida
Finalizações – 3 (melhor número do Botafogo)
Finalizações certas – 2 (melhor número do Botafogo)
Passes – 32
Passes certos – 29 (90,6%)
Cruzamentos certos – 2 (melhor número do Botafogo)
Bolas perdidas - 5

Detalhamento dos passes
5 passes para Márcio Azevedo, Renato e Lucas Zen
3 passes para Fábio Ferreira e Fellype Gabriel
2 passes para Antônio Carlos e Vitor Júnior

Clarence Clyde Seedorf cobra falta sendo observado por Vanderlei Luxemburgo: Em sua estréia no Botafogo, craque holandês mostrou habituais qualidades técnicas. Por estar iniciando a temporada, tudo leva a crer que irá evoluir bastante no decorrer do calendário.

Extraído de Jogada De (E)feito.

Um comentário:

  1. Seedorf é um bom jogador, e como ele está em início de temporada, a tendência é que ele evolua e mostre seu bom futebol, trazendo alegrias ao torcedor Botafoguense.

    ResponderExcluir

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!