A História das Olimpíadas: 1948: A retomada do movimento olímpico

Dando continuidade à série sobre as olimpíadas,  vamos relembrar os jogos olímpicos de 1948 em Londres.

A Segunda Guerra Mundial deixou rastros indeléveis para muita gente. O saldo do conflito que durou seis anos: 20 milhões de mortos. O movimento olímpico sofreu dois duros golpes: o primeiro, com a suspensão das olimpíadas e a morte do idealizador do evento, o Barão de Coubertin. Assim, o cenário era desolador, mas o movimento olímpico não morreu. Alguns membros do Comitê Olímpico Internacional se reuniram para reativar o movimento e em 1946, Londres acabou sendo escolhida para ser sede pela segunda vez do evento. Os países que formaram o Eixo (Alemanha, Japão e Itália) não foram convidados, mas os italianos que eram dirigidos pelo fascista Mussolini competiram. Os países comunistas como a Checoslováquia resolveram participar, mas a União Soviética seguia seu regime de isolamento. Assim, os jogos de 48 marcaram o ressurgimento do movimento.



Brasil: Em Londres o país quebrou um jejum de medalhas que durou três edições e voltou a subir no pódio olímpico. A equipe masculina de basquete conquistou a primeira medalha em esportes coletivos da história com uma brilhante campanha de sete vitórias consecutivas, mas na semifinal acabou sendo derrotada pela França, mas trouxe a medalha de bronze ao vencer o México por 52 a 47. Outro destaque foi o salto triplo que começava um ciclo de conquistas. Adhemar Ferreira da Silva não passou das eliminatórias, mas ele seria destaque nas duas edições seguintes se tornando bicampeão olímpico.



Destaque: Fanny Blankers - Coen: A atleta holandesa foi destaque ao conquistar quatro medalhas de ouro se tornando a mulher mais completa em uma edição olímpica.


CLASSIFICAÇÃO DE 1948
PAÍSOUROPRATABRONZE
ESTADOS UNIDOS38271984
SUÉCIA16111744
FRANÇA1061329
HUNGRIA1051227
ITÁLIA811827
FINLÂNDIA87520
TURQUIA64212
TCHECOSLOVÁQUIA62311
SUÍÇA510520
34ºBRASIL0011

Related Articles

1 comentários:

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!

About us