A História das Olimpíadas: 1912, enfim uma edição bem organizada



A série especial sobre a história das olimpíadas segue e traz hoje os Jogos Olímpicos de Estocolmo.

Sendo única sede, a cidade sueca de Estocolmo deu um ótimo exemplo de organização. A quinta edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna teve pela primeira vez os cinco continentes reunidos. As disputas duraram menos de três meses e o alto nível de competitividade mostraram que o evento ainda tinha muito que evoluir, mas a Olimpíada de Estocolmo foi considerada perfeita. Mais de 2400 atletas disputaram o evento em 15 modalidades. Para as provas de atletismo, foi construído o estádio olímpico com capacidade para 32 mil espectadores. Outra novidade foi a adoção do sistema eletrônico de cronometragem. Um novo esporte fez sua estreia nas Olimpíadas: o pentatlo moderno, a junção de cinco esportes num só: tiro, natação, esgrima, equitação e corrida de 4000 metros de onde surgiria o atleta perfeito. A boa impressão dos jogos de Estocolmo manteve aceso o Movimento Olímpico mesmo após a Primeira Guerra Mundial que impediu a realização dos jogos de 1916 que seriam realizados em Berlim que esperaria mais 20 anos para sediar os jogos. A nota triste foi a morte do atleta português Francisco Lázaro, que morreu no quilômetro 30 da maratona devido à insolação. A partir de Estocolmo, as mulheres passaram a competir pra valer




Destaque: Jim Thorpe (EUA): Filho de índios, o americano Jim Thorpe ganhou no decatlo e no pentatlo, sendo inclusive recordista nessas duas provas. Thorpe teve sua glória retirada injustamente depois que descobriram que o atleta recebia 25 dólares por semana para joagr beisebol em um time da Carolina do Norte e o COI cassou suas medalhas, pois na época não era permitido que atletas fossem pagos já que o evento pregava o amadorismo. Em 1982 o COI reconheceu o erro e devolveu as medalhas conquistadas por Thorpe que morreu em 1952.





CLASSIFICAÇÃO DE 1912
PAÍSOUROPRATABRONZE
ESTADOS UNIDOS25191963
SUÉCIA24241765
REINO UNIDO10151641
FINLÂNDIA98926
FRANÇA74314
ALEMANHA513725
ÁFRICA DO SUL4206
NORUEGA4149
CANADÁ3238
HUNGRIA3238



Related Articles

1 comentários:

  1. Estados Unidos desde o início mostrava sua supremacia. Desta vez quase foi passado pela Suécia (anfitriã)!

    ResponderExcluir

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!

About us