sexta-feira, 8 de junho de 2012

Eurocopa 2012: Pitacos para o Grupo B

Como você já deve saber, a Euro 2012 terá início no próximo dia oito e reunirá dezesseis seleções divididas em quatro grupos. Na edição 2008, a Espanha se sagrou campeã do continente de maneira convincente. O que será que os deuses do futebol nos reservarão em solos polonês e ucraniano? Vamos descobrir em breve. No tópico anterior, abordamos o  Grupo A (Polônia, Grécia, Rússia e República Tcheca). Agora é a vez de adentrarmos no grupo B.

Grupo B: Holanda, Dinamarca, Alemanha e Portugal.

Não é somente o "grupo da morte". É, talvez, o grupo mais forte da história recente do futebol mundial. Faz lembrar aquele grupo da Euro 2008, que contava com Holanda, França, Itália e Romênia. Essa é uma chave que promete emoções e, principalmente, boas partidas de futebol.

Com três goleiros de qualidade, uma defesa experiente, um meio-campo criativo e combativo e um ataque avassalador. É assim que a Holanda de Bert van Marwijk se apresenta para a Eurocopa 2012 e, não por acaso, figura entre as favoritas ao título.

São muitos os jogadores de técnica apurada no selecionado holandês e dá gosto ver atletas como Wesley Sneijder, Arjen Robben e Dirk Kuyt preenchendo os espaços no gramado trajando o mesmo uniforme. Mas, a julgar pela temporada 2011-2, a principal esperança da Laranja no torneio reside no desempenho de Robin van Persie, goleador na Premiership (30 gols com a camisa do Arsenal) e, possivelmente, o atual melhor centroavante do mundo (isso se não considerarmos Lionel Messi um centroavante ou mesmo alguém desse mundo). A estréia será diante da Dinamarca, curiosamente a mesma adversária na estréia pela Copa do Mundo 2010. Pitaco: a Holanda avança de fase.

Com um elenco experiente e um treinador que conhece como poucos o futebol do país, a Dinamarca chega na Euro 2012 como grande zebra no grupo B. E se um time que conta com o talentoso Christian Eriksen, o hábil Dennis Rommedahl e o oportunista Nicklas Bendtner pode ser chamado de zebra, você imagina o quão forte é a chave em questão. No amistoso diante do Brasil, os comandados de Morten Olsen melhoraram de rendimento após as entradas  de Thomas Kahlenberg e Rommedahl, restando saber se o treinador escolherá usá-los entre os onze iniciais. Pitaco: a Dinamarca não se classifica.

Alemanha. Tá aí uma seleção que merece atenção especial. Tradicionalmente uma equipe de futebol truculento e pragmático, usando e abusando da força física para fazer os resultados que a interessavam. Mas, depois que um certo Joachim Löw deu o ar da graça, o jogo apresentado pelos alemães teve uma transformação formidável. Talvez seja atualmente um dos maiores expoentes do futebol-arte, com apresentações encantadoras em pelo menos três partidas no Mundial da África do Sul 2010. Atual vice-campeã continental, a vistosa Alemanha de Löw buscará o título. Mas o caminho não será simples, a começar pelo forte grupo que lhe foi sorteado. Com muitos jovens talentos sob o comando de um treinador dos mais competentes, tudo leva a crer que, independentemente do resultado, a Alemanha fará bonito na Eurocopa. Pitaco: a Alemanha avança de fase.

A seleção portuguesa chega na Euro 2012 sem convencer. Talentos individuais existem - vide Fábio Coentrão, Cristiano Ronaldo e Nani. Mas parece que Paulo Bento segue a linha de seus antecessores em dar muito maior atenção à marcação do que à criação de jogadas, o que vejo como um desperdício de um material humano de qualidade à disposição do treinador. Os últimos três amistosos incluem dois empates sem gol com Polônia e Macedônia e uma derrota por 3a1 para a Turquia. Tem todo o direito de sonhar com algo interessante na competição - a geração portuguesa conta com atletas talentosos -, mas se quiser saber o que eu acho... Pitaco: o Portugal não se classifica.

Na próxima postagem será a vez de analisarmos o grupo C.
Extraído de Jogada De (E)feito

Um comentário:

  1. Sem dúvidas é o grupo da morte. Tenho a mesma opinião que você, Alemanha e Holanda passe, mas acredito que a única chance de Portugal passar e ganhando de uma dessas Seleções (Alemanha ou Holanda), a não ser que a Dinamarca apronte uma zebra.

    ResponderExcluir

Regras para a comunicação:
Aqui é um ambiente para se discutir futebol com paz, por isso não utilize palavrões, xingamentos e outras atitudes baixas. Vamos manter o nível.

Agradeço pela visita, volte sempre!